CURSO DE ANÁLISE COMPUTACIONAL NÃO LINEAR DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Baseado em 1 avaliações
  • 41 Alunos matriculados
  • 40 Horas de duração
  • 30 Aulas
  • 5 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
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"Aulas bem elaboradas com o passo a passo estruturado de modo a permitir ao aluno entender a evolução das aplicações claramente."
Alfredo
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- Conteúdo:

-Introdução sobre o ABAQUS/SIMULIA

-Criação das partes do elemento estrutural analisado

-Atribuição dos materiais e seção

-Parâmetros do CDP (Concrete Damaged Plasticity: Angulo de dilatação, excentricidade, fator de forma, relação entre a tensão de compressão biaxial e uniaxial e viscosidade)

-Criação das superfícies de contato

-Criação do carregamento ou deslocamento

-Discretização dos elementos (malha)

-Processamento do modelo

-Pós processamento (análise dos resultados: carga, flecha, tensão e deformação)

Objetivo

Habilitar os alunos a desenvolver a capacidade de análise computacional não linear de elementos estruturais de concreto armado que servem tanto tirar dúvidas na a confecção de um projeto novo quanto para projetos de reforços estruturais.


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Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, projetistas, estudantes de engenharia, arquitetura e edificações.

PAULO SÉRGIO MOTA DOS SANTOS JUNIOR
"Possui graduação em Engenharia Civil pela UFPA e atualmente é aluno de Mestrado da Pós Graduação - FEC/UNICAMP com ênfase em Estruturas de concreto armado."

   


Formação acadêmica/titulação

2017

Mestrado em andamento em Engenharia Civil (Conceito CAPES 4).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Orientador: Gustavo Henrique Siqueira.

2016 interrompida

Mestrado interrompido em 2016 em Engenharia Civil (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Orientador: DÊNIO RAMAM CARVALHO DE OLIVEIRA.
Ano de interrupção: 2016.

2011 - 2016

Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DAS DIMENSÕES DE PILARES QUADRADOS NAS RESISTÊNCIA AO PUNCIONAMENTO DE LAJES LISAS DE CONCRETO ARMADO.
Orientador: DÊNIO RAMAM CARVALHO DE OLIVEIRA.

2010 interrompida

Graduação interrompida em 2011 em Matemática.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2011

Formação Complementar

2017

Introdução ao Método dos Elementos Finitos. (Carga horária: 60h). 
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017

Mecânica das Estruturas I. (Carga horária: 60h). 
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017

Estruturas de Concreto I. (Carga horária: 60h). 
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2016 - 2016

Dinâmica das Estruturas I. (Carga horária: 45h). 
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Teoria da Elasticidade. (Carga horária: 60h). 
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2014 - 2014

5º nível do Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 60h). 
ASLAN (Escola de Idiomas), ASLAN, Brasil.

2013 - 2014

Basic Course in English. (Carga horária: 240h). 
ASLAN (Escola de Idiomas), ASLAN, Brasil.

2011 - 2011

Autocad 2D. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Atuação Profissional


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. 

Vínculo institucional


2016 - 2016

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações

Matemática Aplicada à Engenharia 01: Ementa: Introdução ao aplicativo Maple ou similar. Breves noções de Funções e seus Gráficos. Limites. Derivada e suas aplicações. Integrais Indefinidas. Integrais Definidas e suas aplicações. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. Operações com Matrizes. Observação: Em cada tópico abordado deverão ser explicados: 1) Os conceitos sobre o conteúdo; 2) Exemplos Conceituais; 3) Exercícios de fixação; 4) Utilização do aplicativo Maple ou similar como ferramenta auxiliar na resolução de problemas.

Vínculo institucional


2015 - 2015

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações

Mecânica dos Sólidos 2: Aspectos Históricos. Objetivos da Mecânica dos Sólidos. Comportamento mecânico dos materiais sólidos sob ação de forças externas em equilíbrio. Deslocamentos. Deformações. Tensões. Lei de Hooke. Análise elementar de peças lineares. Os problemas da Mecânica dos Sólidos, Estados Limites e Hipóteses Simplificadoras. Tração e Compressão Simples. Peças de eixo reto e curvo. Cisalhamento puro. Torção pura. Vigas e Pilares. Flexão pura normal de hastes de pequena curvatura. Cisalhamento na flexão. Ensaios de Laboratório.

Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais, GAEMA, Brasil. 

Vínculo institucional


2014 - 2015

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações

Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, no período de agosto de 2014 a julho de 2015, com carga horária de 20 horas semanais, desenvolvendo suas atividades do plano de trabalho Intitulado Punção em lajes de concreto armado com pilares quadrados.

Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, DC-PROPESP, Brasil. 

Vínculo institucional


2013 - 2014

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações

Desenvolvedor de atividades na Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Projetos de pesquisa

2015 - 2015

Análise Linear Elástica de Flexão Simples e Torção em Vigas


Descrição: Realizar ensaios no regime linear elástico de flexão, cisalhamento e torção em vigas. Estes ensaios descreverão o comportamento dos principais fenômenos ministrados na disciplina de MECSOL II, o que proporcionará um melhor entendimento dos conceitos teóricos;Confrontar os resultados experimentais e numéricos, o que contribuirá na qualidade do ensino e na formação profissional;. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Paulo Sérgio Mota dos Santos Junior - Integrante / Bernardo Nunes Moraes Neto - Coordenador / KASSIO ANDERSON CASTRO MAUES - Integrante / João Carlos Lisboa de Lima - Integrante / Raimundo Jeferson Pereira da Silva - Integrante.

2014 - 2015

Estudos Avançados sobre Estruturas e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia/Punção em lajes de concreto armado com pilares quadrados


Descrição: Analisar experimentalmente o comportamento de lajes de concreto armado para estimar com maior precisão sua resistência à punção, que hoje é superestimada pela norma brasileira por não considerar a influência da polarização das tensões de cisalhamento nos cantos de pilares com seção retangular demasiadamente quadrada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Paulo Sérgio Mota dos Santos Junior - Integrante / DÊNIO RAMAM CARVALHO DE OLIVEIRA - Coordenador.

Produções

Produção bibliográfica 

1.

LIMA, J. C. L. ; SANTOS JUNIOR, P. S. M. ; SILVA, R. J. P. ; OLIVEIRA, D. R. C. . Comportamento de ligações não monolíticas entre lajes nervuradas e vigas de concreto armado. In: 57º Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito. 57 CBC, 2015. v. 57.

2.

SILVA, A. G. M.SANTOS JUNIOR, P. S. M.OLIVEIRA, D. R. C. . Sistema Built in Pieces aplicado a Pilares. In: 57º Congresso Brasileiro do Concreto, 2015, Bonito. 57º CBC, 2015. v. 57.

3.

SILVA, P. H. C.SANTOS JUNIOR, P. S. M.FERRERA, M. P.OLIVEIRA, D. R. C. . Resistência ao Cisalhamento de Vigas 'T' de Concreto Armado com Mesa Tracionada. In: 56º Congresso Brasileiro do Concreto, 2014, Natal. 56º Congresso Brasileiro do Concreto, 2014. v. 56.

Apresentações de Trabalho

1.

SANTOS JUNIOR, P. S. M.. Armadura de Punção com Laminados de Fibras de Carbono. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

1.

57º Congresso Brasileiro do Concreto. 2015. (Congresso).

2.

XXVI Seminário de Iniciação Científica UFPA.Punção em lajes de concreto armado com pilares quadrados. 2015. (Seminário).

3.

XIV Feira do Vestibular (FeiVest) da UFPA.Exposição sobre o curso de Engenharia Civil. 2012. (Outra).

4.

XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE. Monitor do evento. 2012. (Congresso).

5.

I ciclo de palestras aprendendo a incluir. 2011. (Outra).

6.

Semana do Instituto de Tecnologia - SITEC 2011. 2011. (Outra).

7.

III Simpósio de iniciação científica e de extensão do campus de Castanhal. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

1.

SANTOS JUNIOR, P. S. M.. XXIV Seminário de Iniciação Científica. 2013. (Outro).

























Allan Dállen (M. Sc. Estruturas e Esp. BIM)
"Nosso curso prepara você aplicando a metodologia BIM (Building Information Modeling), permitindo que se visualize o futuro de uma obra, antes de construir"

   

Eng. Civil M. Sc. Allan Dállen Almeida de Sousa, possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Santarém (2013), mestrado na ênfase de Estruturas pela Universidade Federal do Pará (2016) e Especialista em BIM pelo INBEC (2019).

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Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA BIM (IMPORTANTÍSSIMO)
  • 2. Como fazer parte do grupo secreto
Neste módulo é feita uma apresentação de forma geral sobre o ABAQUS, para o aluno entender o que o programa é capaz de fazer e quais as principais passos para uma modelagem.
Neste módulo será iniciado de fato a modelagem de uma viga. Onde o aluno irá aprender a criar a partes, atribuir os materiais, atribuir seção, criar a malha e analisar os resultados obtidos.
  • 1. ABAQUS AULA 03
  • 2. ABAQUS AULA 04
  • 3. ABAQUS AULA 05
  • 4. ABAQUS AULA 06
  • 5. ABAQUS AULA 07
  • 6. ABAQUS AULA 08
  • 7. ABAQUS AULA 09
  • 8. ABAQUS AULA 10
  • 9. ABAQUS AULA 11
  • 10. ABAQUS AULA 12
  • 11. ABAQUS AULA 13
  • 12. ABAQUS AULA 14
  • 13. ABAQUS AULA 15
  • 14. ABAQUS AULA 16
  • 15. ABAQUS AULA 17
  • 16. ABAQUS AULA 18
  • 17. ABAQUS AULA 19
  • 18. ABAQUS AULA 20
  • 19. ABAQUS AULA 21
  • 20. ABAQUS AULA 22
  • 21. ABAQUS AULA 23
  • 22. ABAQUS AULA 24
  • 23. ABAQUS AULA 25
  • 1. Como se tornar um afiliado BIM CURSOS
  • 2. Clique nos links da lista de cursos para se afiliar

Dúvidas Frequentes

Não fornecemos os softwares. Os softwares são fornecidos pelas respectivas empresas que os criaram. Algumas dessas empresas fornecem versões para estudantes. Só fornecemos os softwares com versões grátis.
Entenda que BIM não é um software. BIM é uma metodologia formada por um tripé que envolve política, tecnologia e processos. Não se implanta BIM da noite para o dia, porém para se implantar BIM precisamos de uma etapa fundamental chamada heroísmos. O heroísmo é definido quando uma pessoa dentro de uma empresa, abraça essa tecnologia 💪🏽. Seja essa pessoa 🤗!!! Sabemos que durante longa data era muito frequente a presença de erros graves na execução de um certo projeto, resultado da ineficaz comunicação entre os vários participantes nessa obra. Para que se diminuam esses problemas é necessário melhorar a comunicação entre especialistas e a partilha de informação. Como tentativa de resposta a este problema surgem os BIM. Os BIM (Building Information Modeling) são softwares que permitem aos seus utilizadores acederem e acrescentarem informações relevantes sobre o processo de construção. São uma nova maneira de representação, dentro dos sistemas CAD porque permitem não só a visualização em 3D, mas também a gestão de informação durante todo o ciclo de vida de um edifício. Apesar destes modelos de informação possuírem várias vantagens, a sua implementação não é universal porque só é possível retirar o máximo proveito destes softwares se grande parte dos profissionais da construção os utilizarem. A adoção desta tecnologia torna-se um passo importante para o futuro visto que tem uma importância significativa no setor da construção, permitindo visualizar e prevenir erros que possam ocorrem durante a elaboração de uma obra.
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior. (Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED).
Além da 1° chance, você tará mais duas tentativas. Caso você reprove nas 3 tentativas, para obter seu certificado você terá que se matricular novamente no respectivo curso.
Você terá que tirar média 7, caso contrário você terá a opção de refazer a avaliação, porém não poderá exceder o limite de 3 tentativas.
Sim. Aceitamos pagamentos em até 10 vezes no cartão. Não parcelamos no boleto.
O pagamento pode ser feito por PayPal.
Os bancos demoram, em média, três dias úteis após o pagamento para confirmar o pagamento, isso se a cobrança foi paga via boleto bancário. Caso o pagamento tenha sido feito em débito automático da própria instituição emissora do cartão o valor demora, no máximo, um dia útil para constar no sistema.

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